sábado, 30 de outubro de 2010

BRUXA ONILDA VAI A ENCANTADO!

É isso aí, Bruxa Onilda veio a Encantado para mais uma de suas viagens com aventuras para lá de divertidas. Esta foi a proposta de produção textual do 4ª Ano. Após a leitura da coleção da Bruxa Onilda e suas viagens para vários lugares do mundo, pensamos: E se ela viesse para cá? O que iria visitar? Quem vai encontrar? Que travessuras vai aprontar? Assim, histórias muito divertidas e criativas foram surgindo, confira alguns trechos das histórias criadas além do fantoche da Bruxa criado no trabalho de artes.

Bruxa Onilda estava treinando para um concurso de música em Encantado. Fazia três meses que ela estava treinando e finalmente chegou o grande dia. Ela tinha feito sua própria guitarra mágica e microfone mágico. Chegou a Encantado de carona num jato da força área brasileira...( Lucas – 4º Ano)

Ela foi ao Parque João Batista Marchese onde a bruxa e sua coruja Olhona deram um passeio no bosque e escreveram seus nomes em uma árvore. Avistaram o 4º Ano e lá foram elas. Ela não queriam ir embora pois acharam a turma muito talentosa. Quando viram o pé de amora pediram permissão para a diretora Kaise para comê-las. Ficou muito feliz pois fazia um tempão que não comia amoras. ( Daiana – 4º Ano)

A Bruxa Onilda foi chamada para um concurso de mágicas em Encantado. Ao chegar na cidade a vassoura começo a falhar e ela e sua coruja cairam na prefeitura municipal. Os guardas começaram a procurar pelo prédio, mas... (Bruno 4º Ano)

Chegando a Encantado resolveu visitar os pontos turistícos. Primeiro foi até a estátua de Antônio de Conto e conversou com ela umas três horas e só depois dscobriu que era uma estátua e não fala. Saiu e foi até a estátua do Padre Anchieta mas a visita não durou muito, pois ela se assuntou pois só viu a cabeça dele. Com rapidez voou para a Igreja Matriz mas ficou pendurada no ponteiro do relógio e...( Germano – 4º Ano)

A Bruxa Onilda veio tirar férias em Encantado e ficou hospedada no hotel Di Marco...No outro dia saiu com sua vassoura voando sobre Encantado quando ficou pendurada na torre da Igreja Matriz, coitada, os bombeiros foram chamados e depois de muito trabalho ela conseguiu descer. ( Luis – 4º Ano)

E a Bruxa Onilda foi na Bertozzi para comprar um vestido dourado para ir a Suinofest. Lá ela comeu muito e depois foi para o hotel. No outro dia foi ao caminhódromo andar de bicicleta. Voltou para o hotel para tomar um banho e ir no Bocato comer um lanche. Mas Bruxa Onilda pegou sua vasssoura e caiu dentro do mercado Cosuel bem emcima da vaca de mentira e levou um baita susto. Os guardas....(Gabriel – 4º Ano)

A Bruxa dançou no Anita, visitou a Lagoa da Garibaldi e o Santo Sudário. Quis estudar no 4º ano, mas não parava de falar e chegava sempre atrasada. Ela gostava muito de coco, e aqui em Encantado não possuimos cocos, então ela foi para a Bahia pois lá tem muito coco. (Paola M. – 4º Ano)

MEMORIAL COSUEL

O 4º Ano realizou a visita ao Memorial Cosuel no dia 27 de outubro. O memorial é um arquivo de fotos, objetos e relatos da história dos primeiros imigrantes e do cooperativismo de nosso município. Lá aprendemos também sobre o funcionamento da indústria, desde a matéria-prima, os padrões para produção do gado leiteiro e de suínos. João Batista Marchese foi um dos idealizadores da cooperativa. Atualmente a indústria é grande exportadora de carne suína, são vários os país, mas a Russia é a que mais consome. É de grande importância para a econômia do município, pois possui 3000 produtores (leite e suínos) conveniados e gera 1400 empregos em Encantado. Com esta atividade intergramos vários assuntos estudados entre eles a indústria, comércio e pecuária de nosso município.

 A história.
 Os relatos...
 Padrões para o manejo com os suínos
 O funcionamento da propriedade, o controle de qualidade e o melhoramento genético.

sábado, 23 de outubro de 2010

FESTA À FANTASIA

As programações da semana da criança foram show de bola. Muitas brincadeiras, diversão, alegria e lanches gostosos é claro.
 O mágico e seus truques
 Zorro estava presente na festa, quem será?
 Fila para o algodão doce.

 E a festa estava animada.
Na passarela: O quarto ano!

domingo, 17 de outubro de 2010

PROJETO CORPO HUMANO - JOGOS PARA APRENDER MAIS

Nos endereços abaixo você encontrará jogos sobre o corpo humano. Muito conhecimento e curiosidades de uma forma bem divertida.  O 4º ano vai praticar! Fique esperto, pratique também!


Sistema esquelético - que osso é esse?

Sistema esquelético - questões

Sistema esquelético - digestivo - respiratório - circulatório

Atica educacional - diversos sistemas

Vídeo sobre Respiração

Como ocorre a digestão

domingo, 3 de outubro de 2010

TANGRAM

No link atividades e vídeo sobre o Tangram
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html



Ouça a história - A centopéia que sonhava

UM GIRASSOL FLORINDO NO JARDIM....BUSCANDO A LUZ DO SOL...

A primavera nos inspira para estudarmos o girassol. Tudo começou com a "Lenda do Girassol", após compreensão da história e produção textual conhecemos algumas informações sobre a planta girassol. Aprendemos que quase tudo nele se aproveita. Sua semente por exemplo vira óleo comestível, assim partimos para o estudo da indústria com o 4º Ano, a transformação da matéria-prima em produto industrializado. Mas queríamos ir além,  observar a germinação, o tempo para floração e a sua movimentação com a luz do sol, a "dança do girassol" e pedimos ajuda  para tia Cleci que preparou a terra e cada colega do 4ª Ano plantou sua sementes de girassol na escola. O projeto seguiu com a releitua da obra "Os girassóis" do artista Van Gogh. Agora vamos ficar de olho nas plantas de girassol, que já estão nascendo!

Plantando a semente de girassol...
A tia Cleci preparou a terra.
Observando os detalhes da obra "Os girassóis" de Van Gogh
A releitura
Atenção nos detalhes, nas cores
E este foi o resultado. Ficaram lindos né?
Os pequenos Van Goghs