quarta-feira, 7 de julho de 2010

LIVRO DA COPA DO MUNDO 2010


No periodo da Copa do Mundo 2010 o 4º Ano elaborou um livro sobre o estudo realizado. Ele apresenta informações sobre o país, África do Sul, localização, bandeira, moeda, idioma, cultura. Estudamos como é a escola na África do Sul, com a exploração do livro: Escolas como a sua: Um passeio pelas escolas ao redor do mundo. Também registramos os atletas da seleção brasileira, o uniforme e sua origem, história das copas e do esporte futebol, através de pesquisa, estudo de regras, releitura da história "Futebol de Bichos", músicas da copa, interpretação e dança para torcer e aprender.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

LENDA DA GRALHA AZUL

A história " Lenda da Gralha Azul" de Sonia Marta Junqueira estimulou o 4º Ano para a pesquisa, produção textual e atitudes de preservação da fauna e flora. Após a apresentação da história, visualização de vídeo, os alunos em dupla recriaram a história com fantoches. Após realizaram a apresentação das produções para as turmas da escola do turno da manhã.
Procurou-se saber sobre a ave Gralha Azul, seu habitat, alimentação. Realizamos o relatorio da pesquisa e com mais informações sobre esta ave, nos inspiramos para a produção de poesias. A gralha azul tem uma linda missão, ela nos ensina o importante papel de cuidar, preservar a flora em que vivemos,  onde destacamos os pinheiros, as araucárias. Nós alunos do 4º Ano também temos esta missão, e nossa ação foi realizar o reflorestamento do pinheiro. O primeiro passo já foi dado, o plantio da semente do pinhão. Agora é cuidar, regar e esperar a semente germinar!